sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Temperos

Temperos para churrasco

O tempero mais comum de churrasco é o sal grosso, que é salpicado na carne antes dela ir ao fogo. Quando a carne está assada, retira-se excesso do sal dando leves batidas.
Mas há quem use outros temperos, como azeites, marinadas, ervas e especiarias. Segundo a tradição gaúcha, o sal grosso é o tempero ideal para cortes bovinos magros. Pode-se acrescentar um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.
Para os cortes maiores e com maior teor de gorduras, pode-se colocar a carne para marinar em vinho com ervas, cebola, alho e especiarias.
A mistura de alho, alecrim e vinho branco é ideal para temperar cordeiro, pois valorizam o sabor da carne. Já a carne suína combina com sabores levemente adocicados. Um bom lombo de porco pode ficar por uma 4 horas marinando em suco de laranja ou abacaxi com paus de canela, cravos-da-índia e ervas frescas. Para temperar pescados, deixe o peixe descansar por 20 minutos em uma marinada com limão, azeite de oliva, vinho branco e salsinha. Frango combina com quase tudo, portanto pode-se variar as marinadas. Uma dica para o frango ficar bem crocante, macio e suculento é colocá-lo de molho em salmora preparada na proporção de uma colher de sopa de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e deixe repousando por 6 a 8 horas, depois escorra e coloque na brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário